NOTÍCIAS

Home / NOTÍCIAS / ATUALIDADES DO CAMPO

Seja o Doutor da sua Soja

03/07/2017

De maneira semelhante ao ser humano, a soja necessita germinar (nascer), desenvolver vegetativamente (crescer), atingir a maturidade, florescer e produzir muitos grãos, mas para isto precisa estar sempre bem alimentada, com saúde, livre de doenças e protegida contra as pragas que possam lhe atacar e diminuir sua produção de grãos. Portanto, não adianta semear a melhor variedade, na melhor época, se não se cuidar, antes, do ambiente onde as raízes irão crescer e absorver os nutrientes. Assim, para obter o ótimo retorno econômico do grande investimento que a cultura requer, o agricultor necessita estar atento à semente a adquirir, às exigências climáticas da cultura e ao manejo do solo.

Programa de correção da fertilidade do solo e de adubação da soja

A primeira providência que o médico toma, ao receber um paciente na primeira consulta, é abrir uma ficha com todos os seus dados, o histórico de suas doenças e as de seus genitores ou da família, do seu tipo de vida e dos seus hábitos, fazer um exame clínico e solicitar análises clínicas, para então poder formular, com base em todas estas informações, o diagnóstico do paciente e receitar os remédios adequados ao caso.

Do mesmo modo, o engenheiro agrônomo, para ser o “Doutor da lavoura de soja”, deve abrir uma ficha com di-versas informações sobre a lavoura e usar as ferramentas necessárias para completar as informações e auxiliar na formulação do quadro diagnóstico do “paciente-lavoura de soja” e, então, com maior segurança, fazer as recomen-dações dos remédios e das medidas a serem tomadas. As ferramentas mencionadas são, no caso, as análises de solo e de folhas, que, mais adiante, serão abordadasjun-tamente com as recomendações de calcário e de adubos.

Não custa lembrar que a atividade agrícola, como qualquer empresa bem organizada, necessita ter um planejamento de utilização de todas as áreas, a médio e longo prazos, prevendo um programa de rotação de cul-turas, permitindo, assim, que todas as providências para execução das operações sejam tomadas com bastante antecedência e tudo seja realizado na data prevista. 

Confira o artigo completo realizando o download do arquivo abaixo:

Fonte: International Plant Nutrition (IPNI)

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

Download
Seja o Doutor da sua Soja

66 3498 4448

contato@unisagro.com

Rua Rio de Janeiro, 1529, Jardim Maringá
Primavera do Leste (MT) - CEP: 78850-000

Newsletter

Receba nossos informativos em seu e-mail