NOTÍCIAS

Home / NOTÍCIAS / ATUALIDADES DO CAMPO

Seja o Doutor do seu Arroz

18/04/2017

Nutrição mineral do arroz

No processo de modernização e racionalização da agricultura brasileira, o uso de adubação e de calagem constitui um fator importante para o aumento da produtividade. A crescente globalização da economia exige, cada vez mais, a adoção de métodos e técnicas de cultivo adequados, para manter a competitividade e a sustentabilidade do sistema agrícola. Neste contexto, a manutenção da fertilidade do solo, em nível adequado, é fundamental.

Exigência nutricional do arroz

Para manter a fertilidade de um dado solo no nível adequado necessita-se conhecer não só seus parâmetros de fertilidade do solo bem como a exigência nutricional de uma dada cultura. A exigência nutricional do arroz é determinada por vários fatores como condições climáticas, tipo de solo, cultivar plantada, produtividade esperada e práticas culturais adotadas.

As Tabelas 1 e 2 mostram a acumulação de nutrientes pela cultura de arroz, de sequeiro e irrigado, em solo de cerrado e de várzea, respectivamente. A acumulação de nutrientes na cultura de arroz de sequeiro segue a seguinte ordem: N > K > P > Ca > Mg > Fe > Mn > Zn > Cu. Para produzir uma tonelada de grãos de arroz de sequeiro são extraídos 47 kg de N,7,5 kg de P, 34 kg de K, 5,5 kg de Ca, 4,5 kg de Mg, 96 g de Zn, 23 g de Cu, 377 g de Mn e 1.043 g de Fe. Na cultura de arroz irrigado, a acumulação de nutrientes segue a seguinte ordem: K > N > Ca > P > Mg > Fe > Mn > Zn > Cu. Para produzir uma tonelada de grãos de arroz irrigado são extraídos 20 kg de N, 4,5 kg de P, 34 kg de K, 5,3 kg de Ca, 3,2 kg de Mg, 113 g de Zn, 32 g de Cu, 718 g de Mn e 788 g de Fe. 

Confira o artigo completo realizando o download do arquivo abaixo:

Fonte: International Plant Nutrition (IPNI)

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

Download
Seja o Doutor do seu Arroz

66 3498 4448

contato@unisagro.com

Rua Rio de Janeiro, 1529, Jardim Maringá
Primavera do Leste (MT) - CEP: 78850-000

Newsletter

Receba nossos informativos em seu e-mail